Direito de Família na Mídia
Governo lança campanha para adoção de crianças com mais idade
25/05/2011 Fonte: G1Governo lança campanha para adoção de crianças com mais idade
Atualmente há 4,5 mil crianças aguardando adoção em abrigos.
Normalmente quem adota prefere bebês de até três anos de idade.
Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
O governo lançou nesta terça-feira (24), em conjunto com a ONG Aconchego, a campanha "Adoção: família para todos", que busca estimular a adoção de crianças com mais de três anos de idade. No Brasil, a maioria das pessoas interessadas em adotar procura bebês de cor branca.
"As crianças que têm idade superior a quatro, cinco anos, ou quando são irmãos, só são adotadas, em geral, por casais estrangeiros. Esse evento visa chamar a atenção do país para essa realidade. Nossos abrigos estão lotados. Precisamos de mais gestos de generosidade de brasileiros, de famílias que se disponham a fazer a adoção", afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que adotou duas meninas.
De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, mais de 90% dos brasileiros ainda preferem adotar crianças brancas e menos de um terço aceitam crianças negras. Entre os meninos e meninas que crescem em abrigos, 65% são negros. Atualmente há 4,6 mil crianças aptas à adoção.
"Muitas pessoas buscam perfis étnicos específicos. É importante que as pessoas abram possibilidade de adoção que busquem o perfil que as crianças têm. Pode ser muito feliz a adoção de uma criança com mais idade", afirmou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Para Gilberto Carvalho, é preciso ainda rever alguns pontos da Lei de Adoção para desburocratizar o processo. "O processo de adoção ainda é burocrático, tem demora muito grande. De um lado [a demora] é para ver se as famílias têm condição de adotar, mas, por outro lado, emperra muito", disse o ministro.